segunda-feira, 19 de março de 2012

Encontro Nacional de Formação

Amados Titios(as),

Foi realizado dos dias 24 a 29 de janeiro de 2012 o ENF (Encontro Nacional de Formação) da RCC Brasil, na cidade de Lorena-SP. O Encontro reuniu carismáticos de norte a sul deste país. Foi uma benção! Cada momento de ensino, cada workshop, cada oração. Ali se realizou a atualização de Pentecostes para líderes e lideranças da RCC de todo o nosso imenso Brasil.

O encontro foi aberto com o nosso presidente Marcos Volcan, que acreditem se quiser, começou o ENF com um encarte do Ministério para as Crianças e usou um vídeo em desenho animado e declarou:

-“Acho que hoje acordei muito para o lado do ministério para as crianças”.

Os titios(as) presentes deram um grito.
No encontro algo foi bem frisado: a importância de jamais esquecermos a nossa identidade carismática, prova disso é que os os formadores falaram de temas como dons e carismas (módulo básico da RCC). Façamos bom uso daquilo que o Deus Amigão nos confia! Unção sempre tem que andar com o conhecimento técnico, para não cometermos erros no processo de conversão do próximo e principalmente, não desmentir o conhecimento da nossa santa e amada Igreja.
O outro ponto que não podemos esquecer jamais: o pastoreio. No ano em que a Renovação nos convida a apascentar as ovelhas do Senhor nós somos privilegiados, sabe por quê? Somos chamados apascentar as ovelhinhas do Senhor.

Quanto a este ponto gostaria de dizer algo que muito me tocou. Eu não sou somente pastor, também sou ovelha. Digo isto amados por que inúmeras vezes nos preocupamos tanto em servir, em pastorear, que não nos entregamos nos braços do Bom Pastor. Isso influencia em nosso serviço, pois só conseguiremos pastorear se aprendermos a amar. De forma muito particular, o ENF fez que eu me entregasse aos braços de Jesus e percebesse que sou uma ovelha do meio do rebanho que Ele escolheu pra ser pastor de outras ovelhas, e olhe só...      VOCÊ TAMBÉM É!



O workshop do Ministério para as crianças foi realizado junto com os demais na UNISAL de Lorena. É claro que nenhum dos outros era mais colorido e divertido que o nosso. Eram constantes os comentários de: “Ai... eu queria ficar aqui tio!”.


Aqui faço um resumo sobre os direcionamentos que a nossa querida Hyde Flávia fez:

·        Houve um pequeno erro pedagógico na 5ª dezena do terço bizantino, como sabemos crianças até 3anos não entendem o significado da palavra “não”. A forma correta é: “Quem acolhe o reino de Deus como uma criança / Nele entrará!”

·        Não permitir que outra pessoa diferente do responsável pela criança a leve a qualquer lugar. Primeiro porque não sabemos qual é a vivência familiar de todas as crianças. Segundo, porque a violência sexual doméstica é uma triste realidade a qual nossas crianças estão expostas.

·        O segredo de todo grande evento é fazê-lo com o que você tem e separar as crianças por idade.

·        O pastoreio com a criança se faz junto com a sua família, desta forma o projeto amiguinhos de Deus, A noveninha de Pentecostes, celebrar Boas-vindas para os casais e tantas outras ações, que nos levam a irmos à realidade de nossas ovelhinhas são muito bem empregadas para este serviço.

·        O Jardim dos Amiguinhos de Deus, onde o Norte ficou responsável pela Oceania.



Os tópicos onde precisamos de mais formação serão tema de outros artigos aqui no blog.

Ao término deste artigo gostaria de partilhar uma breve conversa que tive com a Hyde Flávia, quando ela nos chamou para dar os últimos direcionamentos à cerca do Jardim, fui falar com ela sobre o que ela espera de Belém, ela disse que era tudo aquilo que a Tia Renê nos tinha passado, foi quando ela olhou nos meus olhos e disse:

-“Eu confio em Belém”
Amados de forma alguma isso é motivo de glória para nós, mas ao Espírito Santo que nos impulsiona todos os dias a sermos evangelizadores ousados. Larguemos a bengala e tomemos posse do cajado!

Que o Menino Jesus de Praga Abençoe a todos!
                                              Tio Betinho


segunda-feira, 12 de março de 2012

Rezando o Terço com as Crianças

Olá titios,
Nós sabemos que para evangelizar os pequeninos precisamos ter muito amor e pedir bastante criatividade ao nosso Amigão (Espírito Santo).

Terço Querigmático
 

Terço de Brigadeiro 

Esse nós já fizemos no GOC Maranatha, mas fizemos o Terço Bizantino com Brigadeiro. Como não tinham muitas crianças, cada uma rzava uma dezena, no final de cada dezena, todas as crianças pegavam um brigadeiro. Foi super legal.




segunda-feira, 5 de março de 2012

Encontro Estadual de Ministérios

O Encontro Estadual de Formação para Coordenadores e Ministérios é destinado a coordenadores diocesanos, de ministérios, de Grupos de Oração, de equipes e núcleos de serviço.
O encontro será marcado por momentos de profunda oração, formação geral e específica e escuta profética, exercício dos carismas e partilha das moções proféticas do nosso movimento. Será um grande Avivamento para toda a RCCPARÁ.
É um momento para fortalecer a unidade entre os membros do movimento no nosso Estado.
Sobre o Encontro Nacional de Formação disse nosso Presidente do Conselho Nacional Marcos Volcan “Líderes bem formados, que conhecem intimamente a Renovação Carismática podem fortalecer seus Grupos e Ministérios. Os líderes têm o compromisso de manter a unidade do Movimento, levando as decisões e frutos do encontro às suas realidades, alcançando todos os Grupos de Oração do Brasil”, e podemos dizer, agora, do nosso Estado.
A moção que Deus nos deu para esse ano foi do Evangelho de João 21, 17 quando ele diz a Pedro “Apascenta as minhas ovelhas”. Munidos dessa palavra de Jesus, o “Movimento buscará colocar em evidência a importância em se realizar um trabalho de pastoreio dos membros dos Grupos de Oração”.
Data: 16 a 18 de março de 2012
Local: UFPA – Belém/PA
Presenças:
- Conselho Estadual da RCCPARÁ
- Dom Alberto Taveira Corrêa – Arcebispo Metropolitano de Belém
- Ironi Spuldaro – Membro do Conselho Nacional
- Rita de Cássia – Coordenadora da Comissão de Formação e Missão da RCCBRASIL
Programação:
- Momentos de Oração
- Pregações
- Missas
- Workshops de Ministérios
- Partilha de Moções Proféticas
- Apresentações de projetos
Entre e saiba maissobre o EEM: http://eefrccpa.blogspot.com/